segunda-feira, 7 de maio de 2012


Nutrição e atividade física: Uma dupla de muito sucesso!
A Nutrição é a ciência que estuda os alimentos e suas maiores especificidades, entendendo a interação de seus nutrientes (carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas, minerais) com a ação e equilíbrio em relação à saúde e a doença, além dos processos naturais de ingestão, digestão e absorção da utilização dos nutrientes.
A atividade física é um componente que, feito de forma saudável, promove qualidade de vida trazendo ao praticante um estilo de vida saudável, importante para evitar doenças.
Os exercícios físicos promovem um maior gasto calórico, onde unido a uma alimentação saudável, pode trazer vários benefícios ao praticante, como perda de peso, ganho de massa, força cardiovascular, força muscular e esquelética, disposição física e autoestima.
Recomendações para praticantes de atividade física:
- Não fazer atividade física em jejum. O organismo necessita de energia para potencializar seu desempenho, então não deixe de disponibilizar nutrientes a ele.
Alimentos pré-treino: pães, biscoitos, bolos, frutas, barras de cereais, água de côco, géis de carboidratos.
- Após a atividade física, faça um lanche nutritivo, dentro de 40 minutos após a atividade. Neste período tem-se a janela de oportunidade, momento em que o organismo necessita de nutrientes para que não perca massa magra. Então, alimente seu organismo de forma correta.
Alimentos pós-treino:
Sanduíche de peito de peru ou qualquer carne que estiver disponível não sendo frita, queijo branco (contém poucas gorduras) e um suco de frutas natural;  você pode ainda comer arroz cozido com uma carne branca e mais uma salada de folhas e azeite e se preferir um lanche, poderá se deliciar com um bolo de cenoura (sem cobertura), iogurte e uma fruta, também é uma ótima opção de refeição.
A síntese de proteínas acontece com facilidade quando as células estão hidratadas. Deste modo, é importante a ingestão de pelo menos 2 litros de água por dia para manter o organismo hidratado.
Cuidar da saúde não é tão difícil e pode se tornar prazeroso. Procure um esporte que você se identifica e tenha uma alimentação saudável. E a cada dia você terá muito mais vida!!

2 comentários: