terça-feira, 19 de junho de 2012

Alimentos Antioxidantes


  Alimentos Antioxidantes


  O organismo possui um sistema de defesa próprio. Ele tenta a cada minuto manter-se estável. Radicais livres são espécies reativas que são normais no organismo, elas participam de muitas reações.
  Quando há o excesso de atividade física, os radicais livres podem prejudicar fazendo com que o organismo venha a ter um estresse oxidativo. Este estresse pode prejudicar a performance no exercício físico. Mas para apoiar este sistema de defesa existem alimentos que possuem propriedades antioxidantes. Eles possuem vitaminas e minerais que participam de reações químicas que inibem, previnem e protegem contra o estresse oxidativo.
  Os seguintes agentes antioxidantes são obtidos na dieta que contém: vitaminas A, C e E, o betacaroteno, flavonóides, os carotenoides e os cofatores enzimáticos minerais como zinco, selênio, ferro e o cobre que previnem contra os radicais livres e consequentemente contra o estresse oxidativo.
  Ter uma alimentação saudável deve-se a ingestão de alimentos in natura que contenham minerais e vitaminas com propriedades antioxidantes para manter o organismo em equilíbrio e protegido.

VITAMINA C: Acerola, aspargos, brócolis, couve,limão, laranja, kiwi, goiaba, pimentão.

VITAMINA A:Leite, ovos, fígado, queijo, óleo de peixe, manteiga.

VITAMINA E:Germe de trigo, amêndoa, avelã, maionese, óleo de milho e girassol, gema de ovo, manteiga.

BETACAROTENO: Vegetais e frutas verde-escuros e alaranjados, cenoura, batata doce,
tomate, espinafre, noz moscada, manga, papaia, damasco, brócolis.

SELENIO: Frutos do mar, fígado, grãos.

FLAVONÓIDES:Leite de soja, farinha de soja, tofu,shoyo, uva, vinho, brócolis, salsa, uva, morango, nozes, maçã.

ZINCO:Carnes de boi, de frango, de peixe,camarão,ostras, fígado, grãos integrais, castanhas, cereais, legumes e tubérculos.

COBRE:Fígado, frutos do mar, castanhas,cacau,cereais integrais, gelatina,carnes, frango, peixe, ovos e cereais processados.

CAROTENÓIDES: Cenoura, tomate, espinafre, laranja, pêssego, goiaba, melancia, mamão, pitanga.

FERRO: Carnes ( aves, peixe, bovina), ovo, acerola, pimentão, brócolis, couve, agrião, abóbora, vagem, tomate, batata, limão, manga


 Os alimentos naturais como verduras, frutas, legumes, grãos, cereais fazem grande diferença no nosso organismo, eles possuem muitas propriedades que ajudam a manter as funções do nosso organismo. São alimentos saudáveis, saborosos e nutritivos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário