segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Cabelos, unhas e pele saudáveis através da boa alimentação.




Quando a alimentação não é equilibrada e nem saudável, sintomas clínicos são notados e os cabelos, as unhas e a pele são os mais afetados. O organismo necessita de nutrientes para manter as reações químicas em equilíbrio e quando isso não acontece o corpo sinaliza com os sintomas citados.
Os cabelos transmitem uma mensagem própria, a personalidade do indivíduo. Redução significativa do metabolismo, perda de peso ou desnutrição fazem com que apresentem queda, falta de brilho, quebradiços e fracos. Já em relação à pele é interessante salientar a importância de evitar a luz solar, já que provoca o envelhecimento precoce. Estudos compararam que pessoas com acne possuem uma concentração de zinco menor no organismo do que pessoas que não possuem. Aumentando então a concentração de zinco no organismo pode então reduzir a incidência da acne.
Unhas necessitam também de uma boa alimentação além de higienização periódica para que a mantenha longe dos fungos o que podem causar defeitos nas unhas.

Vitaminas e minerais necessários:

Cabelo: zinco, vitamina C, vitaminas do complexo B;
Unha: cálcio, zinco e ferro;
Pele: Zinco, riboflavina, cálcio, ferro.

São fontes importantes:

Fonte de zinco: agrião, frutos do mar, castanhas, gergelim, mariscos, carnes vermelhas, fígado, miúdos e ovos;
Fonte de vitamina C: frutas cítricas, couve, salsa, brócolis, caju;
Fonte de Ferro: carne (inclusive o fígado), açaí, soja, vegetais verdes escuros;
Fonte de Cálcio: vegetais verdes escuros, leite, derivados do leite, gergelim, castanha, amêndoa.
Fonte de riboflavina: fígado de boi, brócolis, amendoim, açafrão.

Cabelos sedosos, brilhantes e fortes, de crescimento normal e pigmentação uniforme, unhas firmes bem conformadas, lisas, que não se lascam ou quebram com facilidade refletem individuo bem nutrido.
Uma alimentação rica em frutas, legumes e hortaliças de todos os tipos, grãos e cereais, leguminosas, incluindo sucos naturais e a diminuição de produtos industrializados ajuda a manter a qualidade de vida e assim cuidando da nutrição dos cabelos da pele e das unhas.
Importante manter a hidratação do organismo, suprir as necessidades nutricionais, contribui para a nutrição do organismo e consequentemente a pele, unhas e os cabelos terão muito mais vida e beleza!



Fontes:
ANDRADE,S.R., AUTO-ESTIMA, CABELOS E NUTRIÇÃO, Umuarama/PR; 2008/2009
http://www.rgnutri.com.br
Saude Na Escola , Por Maria Lucia Ferraria Cavalcanti

Um comentário: