quinta-feira, 15 de novembro de 2012

DOENÇAS CRÔNICAS E ALIMENTAÇÃO (HIPERTENSÃO, OBESIDADE E DIABETES)




Nos países em desenvolvimento é importante considerar que as mudanças econômicas, sociais e demográficas possuem consequências na saúde da população. As doenças crônicas estão relacionadas com a alimentação inadequada e a má qualidade de vida. A obesidade é considerada uma epidemia mundial e esta relacionada com o número anormal de gorduras no organismo (dislipidemia).Unida a diabetes mellitus, juntas estão associadas às doenças cardiovasculares, assim como a hipertensão, a doença coronariana e o AVC. A diabetes mellitus é o excesso de açúcar no sangue e pode ser desencadeada por pessoas obesas. As doenças crônicas estão inter-relacionadas, pois dividem os mesmos fatores de causa como:
Ingestão alimentar inadequada que se pode incluir:
-Baixa frequência do consumo de alimentos ricos em fibras;
-Aumento do consumo de gorduras saturadas;
-Aumento do consumo de refrigerantes e açúcares;
-Alimentos industrializados que possuem muito sódio;
-Permanecer muito tempo em jejum;
-A falta de atividade física;
-Sedentarismo;
-Tabagismo;
-Etilismo.
Fatores como esses alteram o metabolismo e dificultam a manutenção da qualidade de vida. Assim como a dieta inadequada, o sedentarismo é um fator de risco muito importante para o desenvolvimento da obesidade, além de possuir uma relação direta com o aparecimento da diabetes tipo 2 independente do histórico familiar.
A modernização tem contribuído para que as indústrias alimentícias colaborem com o consumo de alimentos altamente gordurosos e com uma grande quantidade de sal (sódio) para manter a conservação dos produtos. A praticidade para a obtenção de alimentos fáceis de transportar, assim como os fast foods que são alternativas rápidas e práticas, fazendo com que a população possua uma alimentação inadequada.
É importante mudar os hábitos de vida para evitar o aparecimento deste tipo de doença. Isso é muito simples, cuidar da alimentação, praticar atividade física, manter a hidratação constante e buscar sempre o melhor para a saúde.


Referências Bibliográficas:
SARTORELLI et. Al. Tendências do diabetes mellitus no Brasil:
o papel da transição nutricional. Caderno de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v.19, 2003
PEREIRA et al.Obesidade, Hábitos Nutricionais, Sedentarismo
e Resistência à Insulina Arq Bras Endocrinologia Metabolismo vol 47,nº 2, 2003
BORGES et al. Associação entre Hipertensão Arterial e Excesso de Peso em Adultos, Arq. Brasileiro de Cardiologia, Pará, v.91,n.2,p 110-118,2008
Imagem: Google


Nenhum comentário:

Postar um comentário